quarta-feira, 29 de março de 2023

O Jerónimo e a Maria!

 


O Sr. Jerónimo Ferreira nasceu no Lugar do Outeiro, freguesia de Macieira, concelho de Barcelos.
O seu pai, Manuel Ferreira, era de Gueral e a mãe de Macieira, onde o casal ficou a viver depois do seu casamento.
Até aqui tudo fácil e claro como água cristalina que jorra da Fonte do Outeiro, de onde eu bebi até aos meus 11 anos de idade. Aliás, a água dessa fonte servia para tudo, para beber, para cozinhar, para lavar a roupa e muito mais. Descobri que o Avô Jerónimo teve 7 filhos, 4 rapazes e 3 raparigas. Como o filho mais velho, José, foi o seguidor do pai na minha lista de descendentes, até hoje, só concentrei as minhas pesquisas nesse antepassado e seus filhos, mas agora vou tentar saber o que se passou com cada um dos outros irmãos.
O único meio que tenho é o livro de assentos do baptismo, aqueles que vivam na freguesia e registem filhos em seu nome é fácil apanhar-lhe o rasto, aos outros só por coincidência nos podem cair debaixo dos olhos. Em tempos mais recentes, começou a averbar-se no registo de nascimento o casamento, a viuvez e a morte, mas só a partir do Século XIX, antes disso não há outro recurso. Homens que casam e vão viver para outra freguesia, mulheres que seguem esse mesmo destino, aqueles que não tiveram filhos ou morreram na infância, não há como os localizar.
Os filhos e filhas do avô Jerónimo usavam o apelido de Álvares Ferreira, não me será difícil descobrir aqueles que tiveram filhos e os baptizaram em Macieira, dos outros nunca conseguirei descobrir o destino que levarem. Isto, porque me dei ao trabalho (durante 6 meses) de copiar para uma folha de Excel todos os assentos de baptismo da minha freguesia, ou seja, tenho uma Base de Dados que mais ninguém tem (e vendo-a a quem oferecer o melhor preço):
Por aqui me fico, hoje, e voltarei ao assunto logo que tenha notícias da MARIA, a filha mais velha do casal, a seguir a ela virá o meu avô da sétima ou oitava geração, José, de quem tenho já os dados recolhidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário