quinta-feira, 21 de março de 2024

Curiosidades!

 



Para matar o tempo que é o que mais tenho, de momento, fui espreitar o assento de baptismo da minha bisavó materna (uma delas) Maria Rosa. Várias coisas chamaram a minha atenção nesse documento. A primeira de todas sendo o dia de nascimento que aconteceu no dia 5 de Abril e não 19, como eu tinha assumido e referido em escritos anteriores. A segunda é a informação incluída no documento que especifica que esse baptismo foi feito "Sub-conditio" (do Latim sob-condição) por ter sido já baptisada em casa por estar em perigo de vida.

Quando o bebé corre perigo de vida é habitual ser baptizado de urgência pela pessoa que lhe esteja mais próxima, de preferência um homem. O acto consiste apenas em pronunciar o nome escolhido, seguido das palavras "eu te baptiso, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ao mesmo tempo que desenha o sinal da cruz na testa da criança. Assim, se a criança morrer já terá direito a ir para o céu, segundo a crença dos cristãos. Não tendo sido baptisada ficaria no Limbo por toda a eternidade.

O documento que quis publicar aqui para que fique guardado pela Google, é difícil de ler, mas eu estou habituado a decifrar estes "alfarrábios" e se necessário consigo pô-lo em letra de imprensa. Uma das informações que retiro daqui é a naturalidade do pai da bebé Maria Rosa que é a vizinha freguesia de S. Bento da Várzea. Por curiosidade foi nessa freguesia que ela, 18 anos mais tarde, viria a encontrar o homem que fez dela mulher, engravidando-a do seu primeiro filho, o meu tio-avô David nascido na última década do Século XIX.

E por último, o seu padrinho era o famoso Morgado da Quinta de Curvos, Francisco Ferros Ponce de Leão, à data morador na Villa de Barcellos, que assinou o seu nome, numa altura em que poucos o conseguiam fazer, junto do nome do pároco da freguesia de S. Jorge de Airó. Gente famosa é outra coisa!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário